Animal raro chamado de “coelho mágico” foi visto pela primeira vez em 20 anos!

Infelizmente, graças aos humanos, muitas espécies estão em vias de extinção. Devido à nossa ganância, milhões de seres são torturados por suas peles, dentes e pelos. Para além disso, a poluição e devastação de habitats contribui ainda mais para esse problema.

O Ili Pika é desses casos. Ele é um dos animais mais raros e ameaçados do mundo. Ninguém via nenhuma criatura desta espécie há cerca 20 anos. Mas, recentemente, um montanhista conseguiu captar imagens dos maravilhosos bichinhos.

Eles foram descobertos pela primeira vez por Li Weidong, em 1983, nas montanhas de Tianshan da China.

A espécie, oficialmente conhecida como “Ochotona Iliensis”, foi chamada de Ili em homenagem à cidade natal de Li. Este homem conservacionista conseguiu dois grandiosos feitos: para além de ter descoberto a existência destes animais, também capturou as imagens mais recentes deles, em julho de 2014.

Os cientistas não sabem muito sobre os Ili Pika, mas acreditam que eles estão relacionados com os coelhos. Li diz que a população destes seres sofreu uma queda drástica, quase 70%, desde a primeira vez que foram descobertos.

Em entrevista à CNN, ele disse que se sentiria muito culpado se estas criaturas se extinguissem diante de seus olhos. O homem se aposentou mais cedo para passar mais tempo estudando Ili Pika.

O reformado e alguns voluntários dizem que a população atual destes animais está em 1.000. Ele e sua equipe se referem a esses bichinhos como sendo os “coelhos mágicos”. Infelizmente, a ameaça de extinção está longe de ser mágica, tal como a poluição e o aquecimento global, que contribuem para o declínio da criatura.

Atualmente, não há nenhuma organização oficial dedicada ao estudo e conservação do Ili Pika. Li espera que mais pessoas se juntem aos seus esforços e continuem o seu bom trabalho, quando ele começar a ficar velho demais para escalar as montanhas.

Compartilhe as imagens desta criatura adorável com sua família e amigos!