Acupuntura com um palito de dentes estimula o pâncreas e a perda de peso.

Estar acima do peso é um dos maiores problemas de saúde da atualidade. Segundo um estudo da FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, quase metade da população da América Latina está acima do peso. Estes números são devidos, entre outras coisas, ao estilo de vida moderno de muitas pessoas, isto é, estilo de vida sedentário, dieta pouco saudável e falta de atividade física.

Além disso, o excesso de peso também pode ter causas orgânicas, como um distúrbio do pâncreas, que não só é amplamente responsável por metabolizar as gorduras, mas também por regular o açúcar no sangue, liberando os hormônios insulina e glucagon. Quem quer reduzir seu peso devem tentar o seguinte truque do Extremo Oriente.

A acupuntura e a acupressão (também chamadas de “shiatsu” em japonês) são métodos de cura asiáticos que vêm sendo praticados nos países ocidentais há algum tempo. Por meio do tratamento de pontos de pressão específicos com agulhas ou massagens, o sistema de autocura do corpo é ativado. Muitas doenças físicas e psicológicas podem ser curadas com este método.

O ponto de pressão da acupuntura para o pâncreas está na palma da mão esquerda. Você pode localizá-lo desenhando uma linha a partir da base do dedo anular e outra linha a partir da raiz do polegar. O ponto de acupuntura é onde as duas linhas se cruzam.

Quando pensamos na palavra “acupuntura”, as picadas de agulha vêm à mente, mas não se preocupe, este método não requer agulhas ou perfurações. Você só precisa de um palito. Existem duas maneiras de ativar o ponto de pressão do pâncreas:

1. Estimular o ponto diretamente

Pressione com o palito o local indicado anteriormente e mantenha a pressão por alguns segundos. Repita o procedimento três vezes seguidas.

Nota: cuidado para não pressionar muito forte. Você não deve sentir dor nem machucar a pele.

2. Estimular quatro pontos ao redor

Com o palito, pressione quatro pontos ao redor do ponto indicado acima. Mantenha a pressão por um momento em cada um. A localização exata desses quatro pontos não importa muito, mas eles devem formar uma imagem em torno do ponto-chave. Faça este exercício três vezes.

Não importa qual dos dois métodos você escolha: o mais importante é fazer o exercício várias vezes ao dia, de preferência antes das refeições.

Claro, apenas um exame médico pode determinar se você tem um distúrbio do pâncreas. Mas como este órgão é importante e você deve mantê-lo saudável, você não perde nada usando este truque de acupuntura. Só tenha cuidado para não se machucar.

Não é preciso dizer que estes exercícios por si só não garantem a saúde do pâncreas, mas se os combinarmos com uma dieta equilibrada e exercício moderado e constante, eles podem ajudá-lo a acelerar sua perda de peso. Uma boa razão para ter sempre um palito com você!