Arranhão e mordida de gato podem causar sérios danos ao seu cérebro. Saiba identificar os sintomas

Tenho certeza que quando você olha para eles, vê apenas o quão fofos eles são e o quanto te fazem feliz. Mas, infelizmente, eles podem ser mais perigosos do que você imagina.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, graves problemas podem surgir por meio de arranhões e mordidas de gatos.

Assim, a “doença da arranhadura do gato”, também conhecida como “febre da arranhadura do gato”, tem diversas complicações até então desconhecidas pelos pesquisadores e médicos.

arranhao1

Mas como ela pode nos afetar? Por fases, é claro. Primeiro, pulgas infectam o gato com uma infecção bacteriana e depois, por meio de mordidas, arranhões e até mesmo lambidas ou “esfregadas” em machucados abertos.

E é aí que o perigo mora. Se não forem tratados, as complicações podem ser extremamente severas com risco de danos ao coração e ao cérebro.

Por isso, é importante sempre levar seu gato ao veterinário para verificar quaisquer riscos de saúde, ainda mais quando o felino tende a não mostrar sinais da doença.

arranhao2

Fique ligado caso tenha alguns destes sintomas (informação do Tua Saúde):

– Bolha vermelha em torno do local do arranhão;

– Gânglios linfáticos inflamados, popularmente chamadas de ínguas;

– Febre alta que pode ser de 38 a 40ºC;

– Dor e rigidez no local lesionado;

– Falta de apetite e emagrecimento sem causa aparente;

– Problemas de visão como vista embaçada e ardência nos olhos;

– Irritabilidade

Não hesite na hora de procurar um médico quando perceber alguns desses sinais em seu corpo. O problema pode piorar de uma hora para a outra.

arranhao4

Para descobrir se foi infectado é feito diversos exames, um deles é o de sangue que detecta tipos específicos de anticorpos contra a bactéria Bartonella henselae.

Só não se esqueça que já houveram casos de pessoas que apresentaram todos os sintomas, menos o arranhão. Ou seja, há outras maneiras de se infectar. Então, lembre-se de prestar bastante atenção.

Mas se o pior acontecer e você for infectado, os tratamentos mais comuns são por meio de antibióticos. Porém, aqueles com um sistema imunológico comprometido, como HIV, a doença da arranhadura do gato pode levar a sérias complicações como encefalopatia ou neuroretinite, dois tipos de doenças cerebrais.

arranhao53

Por isso, leitor, fique atento a qualquer arranhão, mordida, etc., do seu gato. Ela pode ser algo muito pior do que você imagina.