Estes sintomas indicam que há muito açúcar nos alimentos que você consome

O açúcar é uma substância que ingerimos mais do que deveríamos, porque é totalmente viciante. No entanto, é quase impossível evitá-lo, pois ele está presente em todos os alimentos que consumimos todos os dias, incluindo frutas frescas. Mas, acima de tudo, em fast food e doces, que nos aliviam muito em momentos de estresse. Muitos consumidores não estão cientes da quantidade de açúcar que consomem a cada dia e quanto dano eles causam ao corpo. Os seguintes sete sintomas devem ser levados a sério, pois podem indicar que você está ingerindo essa substância em excesso:

1. Cansaço e esgotamento

Se você sentir que está sem energia, pode estar com muito açúcar no sangue. Enquanto o açúcar eleva temporariamente o seu nível de energia no início, logo depois acontece uma baixa repentina, causando uma sensação de fadiga durante o dia. Muitas vezes, isso se manifesta através de olheiras, mesmo você tendo dormido suficientemente.

2. Impurezas na pele

O açúcar aumenta a produção de gordura e pode levar a problemas de pele, como rosácea, acne ou eczema, mas você pode combater esses problemas reduzindo a sua ingestão. Isso deixará sua pele muito mais limpa e sedosa.

3. Dor em um pé

Além das olheiras e das impurezas na pele, também pode ocorrer dor no pé, conhecida clinicamente como fascite plantar. Esse tipo de dor se manifesta na sola do pé e no calcanhar e as mulheres são afetadas com muito mais frequência do que os homens.

4. Confusão mental

É uma espécie de “nuvem” no cérebro, especialmente perceptível depois das refeições. Fica mais difícil se concentrar, o ritmo do pensamento diminui e a pessoa fica simplesmente desorientada. Esse fenômeno pode ser observado especialmente após a ingestão de alimentos com alto teor de açúcar, pois o nível de açúcar no sangue cai drasticamente após uma subida brusca. Dores de cabeça também podem ocorrer.

5. Mudanças do estado de ânimo

Como acontece com o nível de açúcar no sangue, nosso humor flutua, devido ao excesso de açúcar. Em um momento você se sente deprimido e no outro você fica animado e cheio de energia. Mesmo depressão e ansiedade podem aumentar por causa da oscilação de açúcar no sangue. Se você parar de consumir açúcar por algumas semanas, vai se sentir mais relaxado e seu humor ficará mais estável.

6. Infecções frequentes

O excesso de açúcar também pode afetar e enfraquecer o sistema imunológico; então, você pode ficar mais suscetível a resfriados do que outras pessoas. Para fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de infecção, é necessário reduzir o consumo de açúcar.


7. As coisas não parecem suficientemente doces

Nossas papilas gustativas rapidamente se acostumam com o gosto do excesso de açúcar, o que aumenta gradualmente a ingestão de doces, tanto em número quanto em intensidade. Nada que comemos parece doce o suficiente. No entanto, se você reduzir seu consumo novamente, logo descobrirá que muitos alimentos têm um nível muito alto de açúcar e seu paladar os rejeitará naturalmente.

O sintoma mais notável do excesso de açúcar no corpo é, sem dúvida, o ganho de peso. Muito açúcar significa muitas calorias. Se você tiver alguns ou todos esses sintomas, reduza drasticamente sua ingestão de açúcar. Seu corpo vai te agradecer, e muito.