Menina de 11 anos dá aulas para outras crianças nos becos de comunidade

Já percebeu como crianças e adolescentes adoram compartilhar o que sabem? É o caso da jovem Ava Brodie que, aos 11 anos, já havia criado um clube de programação só para meninas. Uma brasileira da mesma idade dá aula de cidadania ao ensinar outras crianças na periferia de Recife.

Steffany Rafaelly da Silva vive no bairro Roda do Fogo, uma comunidade que não conta sequer com saneamento básico. A casa de um cômodo que divide com a mãe desempregada é onde prepara as aulas. Oferecidas gratuitamente a 14 crianças menores do que ela. No entanto, com pequenas doações de amigos e vizinhos, ela junta dinheiro para fazer cópias do conteúdo que será abordado no dia e distribuí-las aos alunos.

Continuando o legado

Segundo o site Razões Para Acreditar, que divulgou a história de Steffany. Todos os dias, as crianças se reúnem em volta da menina, que sonha em ser professora. Mas o grupo começou antes mesmo de Steffany, quando outra moradora do bairro havia decidido oferecer aulas na comunidade. Quando ela se mudou, a menina decidiu continuar com o legado.

Quando o grupo cresceu, passou a contar com a ajuda de outra vizinha, Camila, de 7 anos. Que dá aula para as crianças menores, enquanto Steffany se encarrega das maiores. Periodicamente, o grupo de estudantes é testado e as professoras-mirins conseguem até mesmo uma recompensa para estimulá-los: com o dinheiro que sobra das cópias, são comprados chocolates e balas para deixar o estudo mais doce.

Após sua história ser contada pelo Jornal do Comércio, em abril de 2018, entretanto, a vida da garota começou a tomar um novo rumo. Ela foi convidada a conhecer o Centro Comunitário da Paz Ariano Suassuna, localizado próximo à sua casa.

Matriculada em diversas atividades que vão de natação a um curso de contação de histórias para melhorar as aulas oferecidas aos vizinhos, ela e o grupo também ganharam acesso a um espaço que poderá ser usado para as aulas, que antes ocorriam nos becos do bairro.

Fonte: Hypeness