Por anos estas pessoas têm se enchido de açúcar. As consequências agora são visíveis.

Médicos e pesquisadores vêm alertando sobre o consumo excessivo de açúcar e os riscos para a saúde. Os mais comuns, claro, são as cáries, obesidade e diabetes. Porém, na Tailândia, uma campanha bem específica causou um rebuliço e se espalhou rapidamente pela internet.

O ministério da saúde deste país asiático espera que estas imagens alertem as pessoas sobre o fato de que muito açúcar causa feridas, não necessariamente visíveis, mas que podem ser devastadoras.

O nome da campanha é perfeita: “Doces Matam”.

Com estas fotos, os médicos querem mostrar que as feridas são mais difíceis de cicatrizar quando se tem diabetes.

Eles usaram doces e bolos para simular as feridas.


Eles parecem estranhamente reais até que você olhe mais de perto e perceba que a “podridão” são cookies e chocolates.

O criador destas imagens “sangrentas” é o artista Nattakong Jaengsem, um famoso designer gráfico. Quando você vê seu trabalho, percebe o quanto ele é talentoso.

Como algo tão delicioso pode parecer tão nojento?

Porém, olhando mais de perto, ainda dá um pouquinho de água na boca…

Uau! Estas fotos realmente me fizeram pensar duas vezes. Muitas pessoas acham esta campanha muito dramática, mas outras dizem que as fotos são necessárias para tentar desacelerar a atual epidemia de doenças relacionadas ao excesso de açúcar.

Enfermidades metabólicas, como o diabetes, se desenvolvem lentamente ao longo dos anos, mas elas frequentemente têm consequências desastrosas que não podem ser desfeitas. Por isso, é bom evitar o pecado da gula sempre que possível.