Um idosa fica em pé no trem enquanto os jovens escutam música sentados, obcecados com seus celulares

Há aqueles que sustentam que houve um tempo em que a educação era muito rígida, o que limitava grandemente a liberdade de expressão e a criatividade dos mais jovens: nessa afirmação há algo de verdadeiro, mas igualmente verdadeiro é o fato de que hoje, passamos rapidamente para uma situação diametralmente oposta: a ausência mais completa de regras e bom senso.

As tecnologias modernas não ajudam, como podemos ver com esta história que aconteceu em Sydney, mas que causou sensação em todo o mundo.

Tudo começou com uma foto tirada a bordo de um veículo de transporte público na cidade de Sydney. Na cena, você vê jovens distraídos com os olhos colados nos telefones e os ouvidos conectados nos fones de ouvido. Vemos também uma senhora idosa em pé, agarrando-se precariamente aos suportes do veículo.


Entendemos bem o que há de errado com esta foto: como é possível que ninguém tenha cedido o lugar para a senhora? Para onde foram aquelas velhas regras que diziam a um rapaz que sempre deveria se levantar quando uma pessoa deficiente, uma pessoa idosa ou uma mulher grávida subissem a bordo?

A desculpa é óbvia: os jovens, provavelmente levados pela música em seus ouvidos ou pelo que estavam vendo em seus celulares, não prestaram atenção à mulher. Na pior das hipóteses, em vez disso, eles continuaram suas atividades, independentemente da necessidade da mulher de se sentar.

A foto foi publicada no Facebook, onde claramente despertou opiniões de todos os tipos: aqueles que acusaram os jovens de hoje em geral de terem esquecido completamente a educação, substituindo-a por noções tecnológicas, aqueles que enfatizaram o fato de que uma foto é muito difícil entender a dinâmica do que aconteceu, e que talvez a senhora tivesse desistido do lugar por ter que descer em breve.

Não é possível entender o que aconteceu no transporte público, além do que vemos: sabemos, no entanto, que tais cenas acontecem com frequência em todo o mundo. A generalização está errada – entre os comentários da foto, estavam alguns jovens que afirmaram cederem sempre os seus lugares para os idosos -, assim como permanecer indiferentes às boas maneiras.

Recuperamos o que o passado nos ofereceu de bom, porque as boas maneiras não têm prazo de validade!